Piloto Privado de Avião – PPA

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. Ao final do curso o piloto estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais e receberá a licença de Piloto Privado de Avião.

PRÉ-REQUISITOS

  • Ter 18 anos de idade ou autorização, se menor de idade
  • Ter o 2º grau completo
  • Ser portador do Exame Médico (CMA) de 2ª Classe
  • Ser portador do Certificado de Conhecimentos Técnicos de PPA

Exame Médico

Antes de começar o curso de piloto privado o aluno precisa ter em mãos os certificado médico aeronáutico (CMA) de 2ª classe. Esse certificado é obtido através de uma clínica homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O CMA é obrigatório para se começar a voar.

Certificado de Conhecimentos Técnicos (Banca da ANAC)

É necessário então, ser aprovado na banca teórica da ANAC. As matérias que fazem parte da banca são: Navegação, Regulamentos de tráfego aéreo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos e Teoria de Voo. Essa prova é feita em instalações da ANAC em diferentes cidades do Brasil. O aluno que ainda não foi aprovado na banca da ANAC pode realizar até 15 horas de voo práticas. Entretanto é recomendado já iniciar a parte prática do curso após a aprovação na banca.

Grupo de estudos

O Aeroclube de Pirassununga oferece preparação teórica para a banca da ANAC. Com professores altamente especializados nas diversas matérias, os alunos do Aeroclube se prepararam para a prova e já adquirem conhecimento teórico para iniciar seu curso prático.O Grupo de estudos acontece de segunda a sexta no período noturno. Entre em contato conosco para maiores informações sobre horários e preços.

CURSO PRÁTICO

A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo, 43 (quarenta e três) horas de voo, obedecendo às seguintes fases:

  • Fase I - Pré-Solo - vinte horas
  • Fase II - Aperfeiçoamento - dez horas
  • Fase III - Navegação - dez horas
  • Fase IV – Noturno – três horas

Para cada fase há um Plano de Missões e um Programa de instrução, os quais incluem os níveis de aprendizagem que o aluno deve atingir, respectivamente, em cada missão da prática de voo e nos exercícios previstos em cada missão.Ao término das fases acima, o piloto realizará um voo de cheque, com duração de duas horas, onde será avaliado por um Checador da ANAC, sendo este o último passo para a concessão da licença de Piloto Privado de Avião.O curso prático será realizado nos aviões P-56C Paulistinha e Aeroboero AB-115.